Mauricio de Sousa Produções Presta Homenagem a Eliane Potiguara

Date:

A escritora e poetisa indígena Eliane Potiguara agora faz parte das homenageadas do projeto “Donas da Rua da Turma da Mônica”, com uma representação visual através dos traços da personagem Jurema. Essa homenagem reconhece a dedicada e incansável luta de Eliane pela preservação e defesa dos povos indígenas.

Eliane Potiguara, nascida na cidade do Rio de Janeiro na década de 1950, traz consigo uma história marcada por desafios, refletindo as experiências difíceis vividas pelos povos indígenas. Sua origem étnica potiguara veio dos avós nordestinos, e a busca por preservar as tradições indígenas foi uma constante em sua vida.

Seu bisavô, o indígena potiguara Chico Solón de Souza, desapareceu na Paraíba por volta de 1920, durante um período em que a região era destinada à plantação de algodão. Os indígenas que se opunham às condições impostas corriam o risco de serem assassinados, e suas famílias, perseguidas. Após o desaparecimento, a família de Eliane mudou-se para o estado do Rio de Janeiro.

A avó de Eliane, Dona Lourdes, dedicou-se a narrar a história de seu povo para os descendentes, inspirando a paixão da escritora pela escrita. Durante o processo de alfabetização, Eliane lia e escrevia respostas às cartas recebidas por sua avó, com o apoio das mulheres da família. Formada em Letras e Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Eliane Potiguara especializou-se em Educação Ambiental pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e fundou o GRUMIN, a primeira organização de mulheres indígenas no Brasil.

Após a morte de sua avó, Eliane viajou para o Nordeste em busca da verdadeira história de sua família. A força de suas ancestrais inspirou sua literatura, como evidenciado no poema “O Segredo das Mulheres”, dedicado a homenageá-las. O poema destaca a importância da união e preservação das tradições indígenas, destacando a força que homens e mulheres juntos possuem para defender o legado das mulheres indígenas. A homenagem da Mauricio de Sousa Produções reconhece não apenas a contribuição de Eliane Potiguara, mas também destaca sua luta pela preservação da cultura e identidade indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Mais lidos

Mais como este
Related

Caos se Desencadeia no Queridômetro do BBB 24

Após uma movimentada formação de Paredão que agitou o...

Nova fase! Taylor Swift anuncia álbum inédito após vitória no Grammy

Após conquistar o Grammy de Álbum do Ano pela...

Filho adotivo de Gal Costa envolvido em conflito com viúva da cantora

Gabriel Costa, filho adotivo de Gal Costa, e Wilma...

‘Renascer’ quebra recorde de audiência de 2022 na Globo

A trama de José Inocêncio continua a cativar o...